
Funil de vendas: O quê você precisa saber
O funil de vendas ou pipeline, é o conjunto de processos e gatilhos que conduzem o cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a venda, e em alguns casos, até o pós venda. O funil é um dos principais conceitos do Inbound Marketing e é um excelente aliado para o aumento dos resultados comerciais da sua empresa.
Mas, como funciona o funil de vendas?
O processo de compra de algum produto ou serviço acontece por fases para o cliente, ele passa por momentos que mostram se ele está próximo ou não de comprar.
Em cada etapa desse processo, o possível cliente precisa receber da empresa todas as informações para que ele se torne um consumidor da ferramenta ou solução oferecida.
O funil em etapas, que são elas:
O topo do funil
Topo do funil, faz parte do primeiro contato do cliente com a sua empresa. Ele não sabe, mas chegou até você por meio de um conteúdo que foi importante para ele.
A primeira etapa geralmente é a que ele tem o primeiro contato com seu produto ou serviço.
Nessa etapa, você pode usar conteúdos como ebooks, posts em blogs e até, reels do instagram. O cliente deve perceber em você, o suprimento de alguma necessidade. ele precisa aprender algo com o que você apresentou.
O meio do Funil
É a etapa que está ligada a manutenção do seu cliente após passar pela etapa anterior. Se você oferece um conteúdo que ensina o seu possível cliente “como criar uma loja virtual”, é interessante você nutri-lo com outro conteúdo como “5 dicas para hospedar a sua loja” ou “como vender mais com sua loja virtual”
Manter o seu prospect informado e aprendendo com você, confere autoridade à sua empresa.
O fundo do Funil
Essa etapa prevê que seu prospect já está qualificado para ser seu cliente, é nessa etapa que o seu setor comercial entra em ação.
O prospect já sabe que você é ótimo em oferecer soluções, excepcional em mantê-lo informado e será um parceiro de negócios incrível.
Lembre-se: manter as etapas anteriores em convergência, é essencial para um fechamento satisfatório.